quarta-feira, 29 de dezembro de 2010


A Unidade de Educação Infantil do Colégio Antares está cada dia mais bonita com brinquedos adequados e seguros para as crianças. O gira-gira acabou de ser instalado. O parque está lindo!

O GIRA-GIRA
                                                                                  Valéria Braidotti
Gira gira-gira!
Gira o sol,
Gira o céu,
Gira até a formiguinha!
O laço vai caindo
E da trancinha se desprende.
O cabelo todo gira,
E pelo rosto se espalha...
Cadê o gira-gira?
                                                  
Fonte: Arquivo pessoal.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010


A concepção de aprendizagem e desenvolvimento que orienta nosso Projeto Pedagógico está fundamentada na Abordagem Histórico-Cultural. Vygotsky é o principal autor dentro dessa abordagem teórico-metodológica.


Para saber mais:
VYGOTSKY, L. S  Obras Escogidas, Vol. III. Madrid: Visor, 1995.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010


Para refletir um pouco sobre o que está por trás dos inhas e inhos tão usados quando se fala em Educação Infantil, leia o artigo A escola de Educação Infantil não é "escolinha" escrito por Ana Maria da Silva Fortes Aguiar e Valéria Braidotti.



Para ler, clique no título do artigo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010




É muito perigoso filosofar com crianças. Você poderá ser cobrado quanto aos seus conceitos mais simples e passará a duvidar deles.

Você poderá ser questionado nos seus princípios mais inabaláveis, o que derrubará suas estruturas.

É perigoso também porque crianças se tornarão adolescentes autônomos e todo sim ou todo não terá que ser devidamente explicado.

Você deverá discutir sobre a busca da felicidade e sobre as verdades que você sempre considerou absolutas.

Cuidado! Filosofar com crianças pode gerar adultos saudáveis que não aceitarão as coisas pacificamente e não se tornarão conformistas, saberão lidar com a diversidade, mas não com a indiferença.

Afinal, a questão fundamental ao filosofar com crianças, é refletir a sua condição de ser pensante, sua relação com o outro e sua ação no mundo, é correr o risco de tornar-se mais humano do que você gostaria de ser.

Adriana Maria Saura Vaz de Aguiar
Mestre em Educação
Professora de Filosofia
Coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Antares


domingo, 19 de dezembro de 2010


O contato intencional com a leitura e a escrita inicia-se na Educação Infantil. Esse contato é planejado, organizado e mediado pela professora em situações de uso real da linguagem escrita em suas diferentes funções sociais.

O contato com a leitura e a escrita é fundamental para o desenvolvimento das crianças porque " leitura e a escrita são responsáveis pelo desenvolvimento das funções superiores – propriamente humanas –além de ser por meio delas que se pode conhecer o mundo de forma científica, desvendar o desconhecido, reivindicar, ter prazer, lazer, informações, além de serem importantes meios para conhecer o mundo." (PADILHA, 2008:06)
Para saber mais:

CAGLIARI. L. C. Alfabetização e linguistica. São Paulo: Scipione, 2010.
PADILHA, A. M. L. Como as crianças aprendem a se tornar leitoras e produtoras de textos? ABAT, 2006.
SMOLKA, A. L. B., GÓES, M. C. R. A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabtização como processo discursivo. São Paulo: Cortez,1988.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010



Brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. A brincadeira infantil não pode ser sufocada pelo uso didático e nem esvaziada do lúdico.

Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, negociar, transformar-se, ser.  Ao brincar a criança coloca em jogo aspectos afetivos, cognitivos, sociais e motores.

Brincar é prática social, atividade simbólica, forma de interação com o outro, implica a constituição de sentido. É criação, desejo, emoção, ação voluntária.

Para Vygotsky a brincadeira tem um papel fundamental na constituição do pensamento da criança e cria zonas de desenvolvimento proximal (ZDP). Logo, o brincar é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.


Valéria Braidotti
Mestre em Educação
Pedagoga . Psicopedagoga. Psicomotricista. Especialista em Alfabetização
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Antares

Para saber mais:

FONTANA & CRUZ. A brincadeira e o desenho da criança. In: _______. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
VYGOTSKY, L.S.  O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: _______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Você sabia? IV


Você sabia que para a Educação Infantil do Colégio Antares, o integral não representa apenas o acréscimo do tempo que a criança permanece na escola?O integral representa a ampliação das oportunidades de participar de atividades com caráter intencionalmente educativo. No integral são desenvolvidas atividades pedagógicas revestidas de caráter lúdico, exploratório e vivencial, que possibilitam ressignificar os conteúdos propostos no contraturno.

Literatura Infantil

Para uma boa leitura é necessário um bom livro!


Partindo dessa convicção, cada livro da Sala de Leitura da Unidade de Educação Infantil foi selecionado com muito cuidado, levando em conta o valor estético e literário. A ilustração também foi avaliada pela qualidade, pertinência e contribuições ao texto.

O Homem que amava caixas de Stephen Michael King está no acervo da Sala de Leitura da Unidade da Educação Infantil. Esse livro já é considerado um clássico da literatura infantil e vem conquistando crianças e adultos pelo mundo todo com seu texto sensível e muito bem escrito.

Você pode encontrar em blogs (como o Dobras da Leitura) , no YouTube e em vários outros sites comentários, narrações e depoimentos emocionantes sobre a leitura desse livro.
SINOPSE: O livro conta de maneira simples e sensível a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho, mas que, como muitos pais, não sabia como dizer ao filho que o amava.

Você sabia? III


Você sabia que um dos objetivos da Educação Infantil do Colégio Antares é promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças colocando-as em contato dinâmico, criativo e interativo com os elementos culturais da vida em sociedade por meio das Linguagens oral e escrita, da Matemática, das Ciências da Natureza e da Sociedade, das Artes Visuais e Cênicas, do Movimento e da Música?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um pedacinho do parque!


Este é um dos brinquedos do nosso parque. Foi instalado essa semana e ficou lindo. Uma gostosura para brincar, para viver o lúdico, para ser feliz!!!

Nossas instalações!

A unidade da Educação Infantil está linda.
Você precisa conhecer!
Estão abertas as matrículas para as seguintes turmas:
                                    Fase I - 02 anos
                                    Fase II - 03 anos
                                    Fase III - 04 anos
                                    Fase IV - 05 anos

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Você sabia? II

Você sabia que na Educação Infantil do Colégio Antares as atividades são planejadas como mediadoras entre o modo de ser da criança e os objetos do conhecimento buscando a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia, do respeito, da colaboração e da ética nas relações consigo mesma e com o outro?

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Você sabia? I

Você sabia que na Educação Infantil do Colégio Antares o aspecto lúdico é  muito importante porque ele facilita a aprendizagem e o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, colaborando para os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento?