sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Diferentemente de Piaget, Vygotsky não considera o desenvolvimento humano um processo previsível, universal, linear ou gradual.

Na perspectiva de Vygotsky, o desenvolvimento humano está profundamente relacionado ao contexto sócio-cultural em que se está inserido, e ocorre de maneira dinâmica nas condições concretas de produção de vida.

Essa visão de desenvolvimento confere um papel fundamental à aprendizagem. O bom aprendizado é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento.” (VYGOTSKY, 1984:101)

Compreender o ensino sob esta abordagem implica em  reconhecer que a aprendizagem precede e impulsiona o desenvolvimento da criança.

Valéria Braidotti
Mestre em Educação
Pedagoga . Psicopedagoga. Psicomotricista. Especialista em Alfabetização
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Antares

Para saber mais:

VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
FONTANA & CRUZ. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

7 comentários:

Sueli Sertório - Professora da Educação Infantil do Colégio Antares disse...

Que texto excelente!
O aprendizado está relacionado ao desenvolvimento e é um aspecto necessário do processo de desenvolvimento das funções psicológicas (organizadas de maneira cultural e especificamente humanas).

Patrícia Oliveira - Professora da Educação Infantil do Colégio Antares disse...

O ambiente escolar , sendo o primeiro meio social que a criança irá frequentar fora da família, deve favorecer no processo de ensino-aprendizagem as interações em sala de aula e cabe ao professor as intervenções necessárias para que estas interações levem à construção do saber e leitura de mundo.

Caroline Antunes Guadalippo disse...

Este Blog é um espaço muito agradável e muito informativo -educativo para todos os interessados pela educação infantil, tantos pais quanto professores.

Clarinha Maciel disse...

Que bloguinho lindo!!!

Anônimo disse...

Adorei conhecer este blog tão bem feito. Dá para ver que cada detalhe é feito com carinho. É assim que nossa educação precisa ser tratada. Com seriedade, com carinho e acima de tudo com respeito.

Sandra Mara Lisboa Bacchi

Ana Maria disse...

Parabéns Colégio Antares por reafirmar o compromisso com a Educação ao iniciar mais um projeto educacional: a Educação Infantil
Como educadora, sinto-me orgulhosa de saber que muitas crianças vivenciarão uma rica experiência educacional
Parabéns Valéria e a toda equipe do Colégio Antares

Elisabete Cristina EC disse...

Elisabete mãe da Luana e professora disse:

O blog está fantástico, para nós educadores é fonte riquíssima de leitura...
Cada vez mais reafirmo à todos...Minha filha está onde deveria estar...Com pessoas muito competentes e apaixonadas por educação.