domingo, 13 de março de 2011

O ensino de Artes Visuais na Educação Infantil

É um engano comum acreditar que apenas o trabalho espontâneo com desenho e pintura, ou o ensino de técnicas artísticas por si só, promove a aprendizagem das Artes Visuais e o desenvolvimento da criança. É por isso que, tradicionalmente, atrelado a este engano, sempre encontramos crianças às voltas com tintas e pincéis nas escolas de Educação Infantil.

Segundo Eisner (2008:85), "há quatro coisas principais que as pessoas fazem com a arte. Elas a fazem. Elas as vêem. Elas entendem o lugar da arte na cultura, através dos tempos. Elas fazem julgamentos sobre suas qualidades". Além disso, [...] “as artes envolvem aspectos estéticos que estão relacionados à educação da visão, ao saboreio das imagens, à leitura do mundo em termos de cores, formas e espaço; e propiciam ao sujeito construir a sua interpretação do mundo, pensar sobre as artes e por meio das artes".

O fazer artístico evolui significativamente quando a escola trabalha, por exemplo, os desenhos que os alunos produzem, e os produzidos no meio sócio-cultural, num processo contínuo de mediação em que a criança tem oportunidade de refletir sobre o papel da Arte na sociedade e na cultura. Quando a criança aprende sobre Arte, e conhece o que se observa numa obra de arte, então ela é capaz de compreender a relação do espectador com a produção artística. Quem faz essa mediação é a escola. E não é preciso esperar até o Ensino Fundamental ou Médio para que essa aprendizagem ocorra. Ela começa na Educação Infantil. 
Por esta razão, e porque nos orientamos por uma perspectiva Histórico-Cultural de aprendizagem e desenvolvimento, é que, na Educação Infantil do Colégio Antares, o trabalho com Artes Visuais está ancorado em três grandes eixos:

a.      HISTÓRIA DA ARTE – O papel da arte na sociedade e na cultura
b.      APRECIAÇÃO – relação do espectador com a produção artística
c.       PRODUÇÃO – O fazer artístico
Fotos publicadas com a autorização dos pais do aluno.


Para saber mais:

CAVALCANTI, Zélia. Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FONTANA & CRUZ. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo, Martins Fontes, 2001.

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