QUEM QUER BRINCAR PÕE O DEDO AQUI!
Nas brincadeiras a criança aprende conceitos, relaciona ideias, desenvolve a expressão oral e corporal... Brincar proporciona contribuições indiscutíveis para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional da criança.
Para brincar a criança precisa:
- Aprender e seguir as regras dos jogos e brincadeiras;
- Saber conviver com os amigos;
- Aprender a lidar com as frustrações;
- Desenvolver categorias de pensamento;
- Conhecer-se como corpo que anda, corre, salta...
Para saber mais:
FONTANA & CRUZ. A brincadeira e o desenho da criança. In: _______. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
VYGOTSKY, L.S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: _______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
2 comentários:
Percebe-se que o desenvolvimento da relação entre corpo e espaço decorre da aprendizagem de todos os elementos que o aluno reúne sobre as informações mediadas pela professora no contexto escolar.
Com base na concepção histórico-cultural de ensino, as relações com o outro são de extrema relevância, e a aprendizagem vem antes do desenvolvimento. Percebemos que esta concepção destaca o papel da escola como instituição que possibilita aos alunos a apropriação do conhecimento sistematizado, capaz de promover aprendizagem significativa.
Para reflexão: "Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”. (Carlos Drummond de Andrade).
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