BANDEIRINHAS
Na Fase I estamos desenvolvendo o projeto “Bandeirinhas: um passeio pela vida e obra de Alfredo Volpi”. Cada dia leio para as crianças um pouco da biografia de Volpi, e conto fatos curiosos da sua vida. Assim elas aprendem a olhar para além do nome do artista, e se interessam tanto pelo ser humano quanto pelas suas criações. Isto está possibilitando aos alunos um riquíssimo conhecimento sobre a vida e obra de Volpi.
No nosso mural há várias fotos de Volpi e de suas obras. A leitura das legendas das fotos enriquece a linguagem oral e escrita das crianças e amplia o seu vocabulário.
O projeto também promove diferentes oportunidades para aprender, entre outras coisas, sobre as cores e as formas a partir da observação e análise de obras de Volpi, previamente selecionadas para esse fim.
Além disso, tenho feito intervenções constantes para que as crianças aprendam e aprimorem procedimentos de manuseio do pincel, do uso das tintas...
Eu fiz um modelo de pintura com um recorte do quadro A grande fachada festiva. Uma espécie de “zoom”. A partir desse modelo alunos fizeram uma atividade com tinta vermelha, que teve como objetivo pintar observando a direção das pinceladas e compará-las.
Esta proposta exigiu das crianças um alto nível de atenção voluntária, além de precisão no manuseio do pincel e na dosagem do volume de tinta. Um grande e envolvente desafio!
Profa. Giselle Roseni
Fotos publicadas com a autorização dos pais dos alunos
5 comentários:
Giselle, acompanhar os diferentes projetos que você desenvolve com as crianças da Fase I é um verdadeiro encantamento.
As aprendizagens que as crianças realizam são visíveis no desenvolvimento da autonomia, do vocabulário, da adaptação ao dia a dia escolar... A alegria das crianças da Fase I contagia todos da Educação Infantil.
Parabéns, Giselle!
Que lindo ver crianças aprendendo assim.Parabéns a professora pelo ótimo trabalho.
Acompanho o blog e fico sempre surpreendida com as propostas de trabalho e o capricho dos posts. Parabéns ao Colégio Antares.
Através de um trabalho consistente, é possível instigar o gosto pela pesquisa despertando o interesse dos alunos pela constante busca de conhecimento.
Parabéns!
Com base na concepção histórico-cultural de ensino, as relações com o outro são de extrema relevância, e a aprendizagem vem antes do desenvolvimento.
Sendo assim, existe intensa relação entre educação e formação humana, destacando o papel da escola como instituição que possibilita aos alunos a apropriação do conhecimento sistematizado, capaz de promover aprendizagem significativa.
Postar um comentário