PROJETO CRI-CRI
FASE III - Professora Sueli Sertório
Muitas informações são trazidas pela professora e também pelas crianças em forma de “Você Sabia?”. Essas informações vão compondo o repertório de conhecimentos da criança sobre o tema estudado.
No caso da FASE III, os GRILOS!
Confrontar o conteúdo da pasta de textos com os resultados das investigações em livros, na internet ou em observações, possibilita ampliar o quadro inicial da pesquisa, que só contava com hipóteses pessoais das crianças.
As crianças realizam pesquisas em imagens. Para isso, recebem uma grande variedade de material informativo previamente selecionado pela professora, tais como enciclopédias, manuais científicos, fotos, revistas científicas etc.
A leitura de imagens é um procedimento que permite que as crianças realizem pesquisas com certa independência da professora. Elas próprias encontram informações relevantes para o estudo que está sendo desenvolvido.
O laboratório de informática é um dos recursos fundamentais para desenvolvimento das pesquisas. No laboratório foi possível ouvir a estridulação, som que somente o grilo macho produz ao esfregar as asas.
A lupa auxiliou numa observação mais detalhada do corpo: contar as pernas, perceber a presença dos olhos e de surpreendentes pontos pretos pelo corpo. Essas observações despertaram outras perguntas que demandaram mais pesquisas.
Para observar com a lupa vários alunos trouxeram grilos. A variedade de cores dos grilos chamou a atenção das crianças, colocando em discussão a hipótese inicial de que só havia grilos verdes.
Para modelar grilos usando massa de biscuit, as crianças precisaram lançar mão não apenas da criatividade, como também do seu conhecimento sobre as partes do corpo do grilo: o número de pernas, de asas, de antenas...
Alguns grilos modelados pelas crianças em massa de biscuit ficaram expostos em uma mesa, logo na entrada da escola. Outros, em floreiras. Todas as turmas da Unidade de Educação Infantil foram conhecer os grilos. A exposição foi um sucesso!
Um dos alunos trouxe para a sala de aula um bichinho de estimação: um grilo! Aprendeu que os chineses criam grilos como animais de estimação. Por que, então, ele não pode criar o seu?
Coordenação pedagógica: Valéria Braidotti
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4 comentários:
Eu sempre pensei que trabalho escolar de crianças de 2 a 5 anos, e mais, fosse daqueles que os pais usassem uma cartolina, ou equivalente, fizessem um desenho ou colassem um recorte da figura objeto do trabalho, e a criança enchia de purpurina, brocal ou gliter sobre qualquer contorno feito com cola branca.
Jamais imaginei que crianças de 2 ou 3 anos tivessem capacidade de pesquisar em revistas, enciclopédias, internet e não sei mais onde, para desenvolver um PROJETO DE CIÊNCIAS! A Escola e o Professor, então, não são pajens-babás, mas mediadores-estimuladores do processo de aprendizagem! É isso?
Estou muito empolgada com o trabalho de vocês, como o Paulo disse acima, vocês tem 'mediadores-estimuladores do processo de aprendizagem', incentivando de forma muito saudável e criativa as nossas crianças.
Parabéns!
Diferente, interessante, instigante. Parabéns aos docentes da escola infantil do Colégio Antares.
Sueli, é muito gostoso ver o quanto as crianças estão felizes com tudo o que estão aprendendo nas situações organizadas, planejadas e mediadas por você. Parabéns pelo trabalho que você desenvolve na Fase III.
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