quinta-feira, 23 de dezembro de 2010




É muito perigoso filosofar com crianças. Você poderá ser cobrado quanto aos seus conceitos mais simples e passará a duvidar deles.

Você poderá ser questionado nos seus princípios mais inabaláveis, o que derrubará suas estruturas.

É perigoso também porque crianças se tornarão adolescentes autônomos e todo sim ou todo não terá que ser devidamente explicado.

Você deverá discutir sobre a busca da felicidade e sobre as verdades que você sempre considerou absolutas.

Cuidado! Filosofar com crianças pode gerar adultos saudáveis que não aceitarão as coisas pacificamente e não se tornarão conformistas, saberão lidar com a diversidade, mas não com a indiferença.

Afinal, a questão fundamental ao filosofar com crianças, é refletir a sua condição de ser pensante, sua relação com o outro e sua ação no mundo, é correr o risco de tornar-se mais humano do que você gostaria de ser.

Adriana Maria Saura Vaz de Aguiar
Mestre em Educação
Professora de Filosofia
Coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Antares


4 comentários:

Maria Eduarda disse...

Este Blog está da hora!

Paulo Kreling disse...

Crianças são pessoas pensantes, questionadoras. Para conviver com elas, educá-las, não basta uma tia-babá e um gira-gira, um minibalanço e um tanquinho de areia.

Renata Fagionato Menegati disse...

Adriana,não te conheço pessoalmente,mas seu texto me fortaleceu como mãe,pois toda ve que converso com minha filha de 2 anos,sempre por perto escuto comentarios como ¨vc é muito paciente,por isso ela é ¨assim¨,para criança nâo se pergunta o que quer, criança não tem que querer¨,isso me assusta não como mãe mas como cidadã preocupada com o futuro e bem estar não só dos meus filhos,mas das crianças que se tornarão adultos que ¨não vão ter o controle emocional do seu querer e simplesmente obedecer¨.Obrigada.

Elisabete Cristina EC disse...

Adriana, adoro seus textos e seus ensinamentos... Sei o quanto tem lutado para que a Filosofia esteja presente na nossa vida e dos nossos alunos... Um abraço, continuando nos presenteando com seus textos.