domingo, 19 de dezembro de 2010


O contato intencional com a leitura e a escrita inicia-se na Educação Infantil. Esse contato é planejado, organizado e mediado pela professora em situações de uso real da linguagem escrita em suas diferentes funções sociais.

O contato com a leitura e a escrita é fundamental para o desenvolvimento das crianças porque " leitura e a escrita são responsáveis pelo desenvolvimento das funções superiores – propriamente humanas –além de ser por meio delas que se pode conhecer o mundo de forma científica, desvendar o desconhecido, reivindicar, ter prazer, lazer, informações, além de serem importantes meios para conhecer o mundo." (PADILHA, 2008:06)
Para saber mais:

CAGLIARI. L. C. Alfabetização e linguistica. São Paulo: Scipione, 2010.
PADILHA, A. M. L. Como as crianças aprendem a se tornar leitoras e produtoras de textos? ABAT, 2006.
SMOLKA, A. L. B., GÓES, M. C. R. A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabtização como processo discursivo. São Paulo: Cortez,1988.

4 comentários:

Ana Terra disse...

O blog está muito bom.

Virei visitar sempre!

Paola Castro disse...

Passei para fazer uma visitinha e gostei muito das indicações de leitura. Gostaria de mais indicações sobre alfabetização.
Obrigada!

Anônimo disse...

Adorei o Blog. Eu também sou professora de uma escola de educação infantil de Americana. Parabéns e muito sucesso nesta nova etapa.

Paulo Kreling disse...

A Escola está ficando maravilhosa!